Os macarons são considerados um dos símbolos da confeitaria francesa, mas você sabia que eles têm origem italiana? E que existem diversas formas de preparar e saborear essas delícias pelo mundo? Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história e as variações dos macarons em diferentes países e culturas.
A origem dos macarons
O nome macaron vem da palavra italiana maccherone, que significa massa fina. No século XVI, o macaron migrou para a França junto à corte de Catarina de Médicis, que era apaixonada pelo docinho e a receita era mantida em segredo, apenas para consumo da nobreza. Na época, o macaron era apenas um biscoito redondo e crocante, feito de claras de ovos, açúcar e amêndoas moídas.
Foi somente no início do século XX que o chef patissier Pierre Desfontaines, da famosa confeitaria Ladurée, teve a ideia de unir dois discos de macaron com um creme especial, criando assim a versão que conhecemos hoje. Desde então, os macarons se tornaram um sucesso mundial, com diversos sabores, cores e recheios.
As variações dos macarons pelo mundo
Apesar de serem originários da Itália e consagrados na França, os macarons também ganharam espaço em outras partes do mundo, com adaptações e inovações que refletem as características e preferências de cada cultura. Veja alguns exemplos:
- Japão: O chef japonês Sadaharu Aoki é um dos responsáveis por introduzir os macarons na cultura nipônica, misturando a confeitaria francesa com ingredientes típicos do Japão, como chá verde (matcha), yuzu (um tipo de limão), sakura (flor de cerejeira) e wasabi (raiz forte). Os macarons japoneses são conhecidos por terem cores vibrantes e sabores exóticos.
- Brasil: Os macarons brasileiros são inspirados nos franceses, mas com um toque tropical. Alguns dos sabores mais populares são coco, maracujá, goiaba, brigadeiro, doce de leite e café. Os macarons brasileiros também costumam ter um recheio mais generoso e uma casquinha mais macia do que os franceses.
- Estados Unidos: Os macarons americanos são influenciados pela cultura pop e pela diversidade étnica do país. É possível encontrar macarons com sabores como cheesecake, oreo, red velvet, peanut butter, pumpkin spice e até bacon. Os macarons americanos também são maiores e mais doces do que os franceses.
- Austrália: Os macarons australianos são chamados de zumbarons, em homenagem ao chef Adriano Zumbo, que popularizou os macarons na terra dos cangurus. Os zumbarons são famosos por terem sabores criativos e divertidos, como pipoca, cerveja, milho, salada de frutas e até hambúrguer. Os zumbarons também são decorados com detalhes como glitter, confeitos e desenhos.
Como você pode ver, os macarons são um doce versátil e delicioso, que pode ser apreciado de diferentes formas pelo mundo. Se você ficou com vontade de experimentar essas maravilhas, que tal encomendar os nossos macarons artesanais e feitos com ingredientes de qualidade? Temos diversos sabores para você escolher e se deliciar.