O pão de mel é um doce delicioso e versátil, que pode ser feito em casa ou para vender. Mas, para que ele fique perfeito, é preciso seguir algumas dicas e evitar alguns problemas comuns que podem acontecer na hora de preparar esse doce. Neste post, vamos te mostrar como fazer um pão de mel sem complicações e com um resultado incrível. Confira!
Problemas na massa
A massa do pão de mel é feita com farinha, mel, açúcar mascavo, ovos, especiarias, chocolate em pó, fermento e bicarbonato. Parece simples, mas alguns cuidados são necessários para que ela fique fofinha, úmida e saborosa. Veja alguns problemas que podem ocorrer na massa e como evitá-los:
- Massa seca: isso pode acontecer se você usar farinha demais, mel de menos, ou assar a massa por muito tempo. Para evitar esse problema, siga a receita à risca, meça os ingredientes com precisão, e faça o teste do palito para saber se a massa está assada. O palito deve sair limpo, mas não seco. Se a massa ficar seca, você pode umedecê-la com uma calda feita com água, açúcar mascavo, canela e cravo.
- Massa solada: isso pode acontecer se você bater a massa demais, usar fermento ou bicarbonato vencidos, ou abrir o forno antes da hora. Para evitar esse problema, misture a massa delicadamente, sem bater, use fermento e bicarbonato frescos, e não abra o forno antes de 20 minutos de cozimento. Se a massa solar, você pode aproveitá-la para fazer um bolo de pote, alternando camadas de massa e recheio.
- Massa grudada na forma: isso pode acontecer se você não untar a forma corretamente, ou se você desenformar a massa ainda quente. Para evitar esse problema, unte bem a forma com manteiga e farinha, ou use formas de silicone, que são mais fáceis de desenformar. Espere a massa esfriar completamente antes de cortá-la ou recheá-la.
Problemas no recheio
O recheio mais tradicional do pão de mel é o doce de leite, mas você pode usar outros sabores, como brigadeiro, Nutella, maracujá, ou o que preferir. O importante é que o recheio seja cremoso, consistente e não muito doce. Veja alguns problemas que podem ocorrer no recheio e como evitá-los:
- Recheio escorrendo: isso pode acontecer se você usar um recheio muito mole, ou se você rechear a massa ainda quente. Para evitar esse problema, use um recheio pastoso, que não escorra facilmente, ou engrosse o recheio com um pouco de amido de milho. Recheie a massa somente depois que ela estiver fria, e não exagere na quantidade de recheio.
- Recheio açucarado: isso pode acontecer se você usar um recheio muito doce, ou se você não equilibrar o sabor da massa e da cobertura. Para evitar esse problema, use um recheio que não seja muito doce, ou que tenha um toque de acidez, como o maracujá. Também procure usar um chocolate meio amargo para a cobertura, que contrasta melhor com o doce de leite.