Os macarons de frutas são uma ótima opção para quem quer variar o sabor e a aparência dos tradicionais docinhos franceses. Além de trazerem um toque de frescor e acidez, as frutas também podem ajudar a deixar os macarons mais saudáveis, já que são fontes de vitaminas, antioxidantes e fibras. Mas como usar as frutas na hora de preparar os macarons? Existem três formas principais: frutas frescas, frutas secas ou frutas em geleia. Veja as vantagens e desvantagens de cada uma e algumas dicas de como usá-las.
Frutas frescas
As frutas frescas são as que mais preservam o sabor, a cor e o aroma natural das frutas. Elas podem ser usadas tanto na massa quanto no recheio dos macarons, mas é preciso ter alguns cuidados. Na massa, as frutas frescas devem ser usadas em pequenas quantidades e bem picadas, para não alterar a textura e a consistência dos macarons. Além disso, é recomendável usar frutas com pouca umidade, como morango, framboesa, mirtilo, kiwi e manga. Frutas muito suculentas, como laranja, abacaxi e melancia, podem deixar a massa muito úmida e dificultar o cozimento e a formação dos famosos “pezinhos” dos macarons.
No recheio, as frutas frescas podem ser usadas inteiras ou em pedaços, mas é preciso escolher um creme que combine com elas e que seja firme o suficiente para segurá-las. Uma boa opção é usar um creme de confeiteiro, um creme de manteiga ou um ganache de chocolate branco. Outra dica é usar frutas da mesma cor da massa, para criar um efeito visual harmonioso.
Frutas secas
As frutas secas são frutas que passaram por um processo de desidratação, que retira a maior parte da água e concentra o sabor e os nutrientes. Elas podem ser usadas na massa ou no recheio dos macarons, mas também exigem alguns cuidados. Na massa, as frutas secas devem ser usadas em pequenas quantidades e bem trituradas, para não alterar a textura e a consistência dos macarons. Além disso, é preciso hidratá-las antes de usá-las, para que elas não absorvam a umidade da massa e fiquem macias. Uma forma de hidratá-las é deixá-las de molho em água, suco ou licor por algumas horas.
No recheio, as frutas secas podem ser usadas inteiras, em pedaços ou em pasta, mas é preciso escolher um creme que combine com elas e que seja firme o suficiente para segurá-las. Uma boa opção é usar um creme de confeiteiro, um creme de manteiga ou um ganache de chocolate. Outra dica é usar frutas secas que contrastem com a cor da massa, para criar um efeito visual interessante.
Frutas em geleia
As frutas em geleia são frutas que foram cozidas com açúcar e pectina, um tipo de fibra que ajuda a dar consistência e brilho à geleia. Elas podem ser usadas na massa ou no recheio dos macarons, mas são mais indicadas para o recheio, já que na massa podem alterar a textura e a consistência dos macarons. No recheio, as frutas em geleia podem ser usadas puras ou misturadas com um creme, como um creme de confeiteiro, um creme de manteiga ou um ganache de chocolate. Uma vantagem das frutas em geleia é que elas têm uma longa durabilidade e podem ser encontradas em diversos sabores, como damasco, amora, goiaba, maracujá e maçã.
Como você pode ver, existem diversas formas de usar as frutas para criar macarons coloridos e saudáveis. Experimente e se surpreenda com as possibilidades! E se você quiser encomendar os nossos macarons artesanais e feitos com ingredientes de qualidade, entre em contato conosco e faça o seu pedido!